Requisição de Material
O processo de requisição de material(RM), é o única forma que permite aos funcionários e usuários fazer a retirada de qualquer item no almoxarifado. Hoje existe um processo feito de forma automática através do Engeman, onde permite que o usuário operador do Engeman que pode ser entendido no link Integração Entre Agrosys e Engeman.
O Fluxo da informação será descrito na imagem abaixo, e esse manual tem como objetivo detalhar o item RM01 do fluxograma.
Para criar a RM(Requisição de Materiais) o usuário deverá acessar o Agrosys Web no modulo Suprimentos (novo) no caminho: Manutenções -> Estoque -> Saída de Estoque -> RM Eletronica -> Manutenção . Conforme imagem abaixo. O usuário deverá se atentar na unidade logada, pois não são todas unidades que possuem almoxarifado.
Será mostrado a tela abaixo:
Nessa tela podemos escolher os seguintes itens:
1-Para qual almoxarifado será essa requisição;
Nesse campo podemos escolher para qual almoxarifado estamos fazendo a solicitação, por padrão ele sempre traz o numero da unidade logada.
2-Qual a unidade estará requisitando;
Nesse momento podemos atribuir qual unidade estará requisitando. Para poder requisitar para uma unidade diferente essa unidade deve estar amarrada a filial logada.
Ex: Empresa 1- Granja Brasilia
Filial – 10 Ave Nova
Unidade – 10 Ave Nova
Unidade – 210 Almoxarifado
Unidade – 310 Reutilizáveis
3-Qual o tipo de RM;
Consumo: Para utilização na unidade.
Transferência: Utilizado para fazer uma transferência entre almoxarifados.
4-Se vai gerar NF;
Utilizado quando for fazer transferência.
5-E podemos também concluir o que deixamos pendente.
Utilizado para terminar requisições que ficaram incompletas.
Sem alterar nenhum filtro da tela ao clicar no botão pesquisar será mostrado na parte inferior os botoes abaixo:
Para criar um nova RM devemos clicar no botão Inc.Nova e a parte inferior da tela será mostrado a tela abaixo:
Para iniciar devemos preencher o item. Para procurar o item deve usar o ícone “Lupa” conforme item 1 na figura acima, e posteriormente informar a quantidade conforme item 2 na figura acima.
Após preencher os dados passamos para a guia Dados Contábeis.
Nessa guia os itens 3-Centro de Custo, 4-Conta Contábil, 5-Analítico devem ser de preenchimento obrigatório. Porem se o usuário preencher os itens 1-Equipamento, e 2-Projeto os demais itens são preenchidos automaticamente. Nesses itens deve ter atenção redobrada para controle e alocação do custo seja feita de forma correta.
Após preencher vamos para a ultima guia ‘Dados Complementares’.
Nessa guia, o campo “Observação” é um campo obrigatório. Nesse preenchimento deve ser o mais explicativo possível com poucas palavras. Esse campo será utilizado para facilitar auditorias e fiscalizações. Devemos preencher o campo Destinatário com o funcionário que irá utilizar o equipamento. O campo Quilometragem deve ser utilizado para requisições de itens relacionados a frota.
Após adicionar o primeiro item será mostrado o numero da RM conforme imagem acima marcado como item 1 .Caso seja necessário incluir um novo item basta clicar no botão Salvar e a tela ficará disponível para colocar outro item, após adicionar todos os itens na requisição deve clicar no botão Concluir para finalizar a RM. Somente após concluir a RM ela ficará disponível para o atendimento no almoxarifado.
Após finalizar a RM é possível excluir algum item conforme botão Exc. Item marcado na imagem acima como item 1, ou todos os itens conforme botão Exc. Todos marcado como item 2 alterar um item ou quantidade antes da RM ser atendida clicando no botão Altera conforme item 3 e criar uma nova. Sempre que for fazer alguma alteração em uma RM já concluída, deve ser observado qual das RM está marcada e qual item está marcado.
Feito isso o funcionário do almoxarifado deve atender através do manual Atendimento de Requisição.