Solicitação de compra de equipamentos

Solicitação de compra de equipamentos

Ao solicitar um equipamento, sempre observar para qual empresa ele será destinado, pois um equipamento comprado para uma empresa não poderá ter seu custo atribuído para a outra. Ex: Compra para a empresa/UN 1-161 não pode ser transferido para a empresa/UN 2-1. Nesse caso outra solicitação de compra terá que ser feita para a outra empresa. Porém atribuir o custo entre unidades que pertencem a mesma empresa é possível via nota de transferência.

Para efetuar a solicitação de compra siga os seguintes passos:

Ao selecionar o módulo empresa e unidade sempre informar a empresa 1 GRANJA BRASILIA e unidade 1 GRANJA BRASILIA conforme abaixo:

Suprimentos novo 1/1→ Informar Empresa/Un → Manutenção → Compras → Solicitação Compras → Manutenção e clique no botão Inc. Nova no canto inferior direito.

Informar a empresa e a unidade que será feito a solicitação de compra (dúvidas consultar o setor contábil). Ex: Administração central 161, Ave Nova 210 e Real alimentos 211. Clicar no botão Inc. Nova no canto inferior direito.

O sistema vai exibir a tela abaixo. Informe o código do item ex: 401337 Smartphone, pressione a tecla tab/enter para preencher o restante das informações e informe a quantidade.

Informado o item e a quantidade, clique na aba Dados Complementares e no campo consumo direto deixe a opção Não conforme a imagem abaixo. Isso faz com que o produto seja comprado para estoque que poderá ser destinado para outra unidade caso seja necessário. No campo Uso informar algum detalhe sobre o item, ex: Motorola Moto E5 plus, Aparelho celular com suporte a conexão 3G, 4G, etc… Clique no botão salvar e depois concluir (canto inferior direito). Após concluído a solicitação será enviada para o aprovador, e caso seja aprovada, será direcionada para o setor de suprimentos efetuar a compra.

OBS: Caso deseje solicitar o equipamento para um setor específico da empresa, o campo consumo direto deverá ficar como Sim e os campos: Centro de custo, Conta contábil e Conta analítica deverão ser preenchidos de acordo com as informações fornecidas pelo setor contábil que deverá ser consultado. Em alguns casos ao informar o centro de custo o sistema automaticamente já preenche os campos conta contábil e conta analítica.

Ao terminar tudo clique no botão Salvar para adicionar o item. Com isso a tela voltará para o campo código do item para incluir o próximo. Terminando tudo é só clicar no botão Concluir.

Feito isso é só voltar na tela de solicitação de compra no mesmo caminho e

Consultar a solicitação de compra

Suprimentos novo → Informar Empresa/UN → Consultas → Compra → Solicitações → Solicitações.

Informe o código do Requisitante e clique em pesquisar. Obs: Existe a opção de pesquisar por unidade, item e pelo número da solicitação, mas a mais viável é pelo requisitante.

Legenda da coluna situação:

  • Aguardando desbloqueio – Ainda não foi aprovada.
  • Pendente – Está com o setor de suprimentos para cotação e posteriormente a compra.
  • Cotação XXXX – O fornecedor recebeu a solicitação e retornou com a cotação.
  • Ordem de compra XXXX – O item já foi comprado. Só aguardar chegar.
  • Encerrada XXXX. O item comprado foi entregue na empresa.

Felipe Arcanjo